segunda-feira, 14 de maio de 2012

Movimento operário: contexto nacional





O Brasil passou nas últimas décadas por muitas mudanças políticas, enfrentou muitas coisas e mesmo assim conseguiu se estabilizar, superando tal situação  e até mesmo, gerou espanto por parte de outros países. Deu-se origem a muitos movimentos, inclusive o movimento operário, começando assim a ter greves, reivindicações e a criação de Sindicatos.

O sindicalismo no Brasil teve sua criação no final dos anos 70 e seu auge até os anos 80, tendo muita força nos anos 90 com as privatizações do setor público e a despolitização de muitos de seus membros.
O grupo sindicalista ao qual deu origem a organizações PT, tinha como objetivo lutar para a criação dos direitos trabalhistas e também melhores situações salariais, horas de trabalho, remuneração, etc. Devido a esse movimento houve grande contribuição na reformulação da Constituição Federal de 1988.
Hoje, o Partido trabalhista se encontra na liderança do país, entretanto, muitas de suas premíças, digamos assim, enfraqueceram-se com o tempo e as mudanças ocorridas nos governos e o grande pacto feito nos dias atuais por esse partido é desenvolver socialmente o país com prioridade no setor produtivo.

Um comentário:

  1. Foi graças a esses movimentos que nós trabalhadores ganhamos os direitos que temos hoje. Foi graças a essas lutas que podemos participar ativamente dentro da empresa e dentro da sociedade.

    ResponderExcluir