segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que é Movimento operário?

Conceito: é um termo que refere-se à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses, particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Movimento operário: Contexto Internacional




O movimento operário surgiu  no século XIX, e deu-se em consequência da concentração de trabalhadores nas grandes fábricas criadas a partir da revolução industrial, na fase inicial do movimento, os trabalhadores industriais dirigiram toda sua agressividade contra as máquinas, às quais culpavam pelo desemprego e pela piora de suas condições de vida, os principais motivos do movimento foram: prolongamento da jornada de trabalho, a redução dos salários, o emprego de mulheres e crianças em atividades insalubres, a falta de higiene e de medidas de segurança nas fábricas entre outros problemas.. O movimento foi duramente reprimido, até que deram lugar a novos métodos de luta, baseados na organização sindical e nas cooperativas.


A classe então passou a ter a sua real consciência, passando de “classe em si” para “classe para si”, visto que foi um grande passo para o começo de grandes conquistas de direitos sociais, pois o objetivo do movimento operário é lutar para melhorar as condições de vida da população trabalhadora.

Movimento operário: contexto nacional





O Brasil passou nas últimas décadas por muitas mudanças políticas, enfrentou muitas coisas e mesmo assim conseguiu se estabilizar, superando tal situação  e até mesmo, gerou espanto por parte de outros países. Deu-se origem a muitos movimentos, inclusive o movimento operário, começando assim a ter greves, reivindicações e a criação de Sindicatos.

O sindicalismo no Brasil teve sua criação no final dos anos 70 e seu auge até os anos 80, tendo muita força nos anos 90 com as privatizações do setor público e a despolitização de muitos de seus membros.
O grupo sindicalista ao qual deu origem a organizações PT, tinha como objetivo lutar para a criação dos direitos trabalhistas e também melhores situações salariais, horas de trabalho, remuneração, etc. Devido a esse movimento houve grande contribuição na reformulação da Constituição Federal de 1988.
Hoje, o Partido trabalhista se encontra na liderança do país, entretanto, muitas de suas premíças, digamos assim, enfraqueceram-se com o tempo e as mudanças ocorridas nos governos e o grande pacto feito nos dias atuais por esse partido é desenvolver socialmente o país com prioridade no setor produtivo.

Movimento operário nos dias atuais


O movimento operário ainda existe, porém um pouco enfraquecido, podemos dizer que devido a algumas derrotas e conquistas, sendo uma delas a vitória do Partido dos Trabalhadores para a Presidência do Brasil. Temos uma história de muitas lutas, porém, o que você sabe sobre movimento operário? O que os jovens sabem sobre todas as lutas que a classe trabalhadora já passou? Não podemos deixar enfraquecer também a nossa história enquanto classe.